domingo, 23 de agosto de 2009

Geração Placebo?


Comodismo



O pessoal dessa nossa época, geração iPod, MP(n) e outras tantas tecnologias anda um pouco perdido.



Pensando friamente, uma visão que se pode ter é que essa geração define-se como uma Geração Placebo.



Eu explico:



Geração Placebo seria uma geração que se diz capaz de grandes feitos, se apoiando em uma imagem criada por uma geração anterior. Ou seja, não faz o que diz ser capaz de fazer. Só pensa que faz.



Exemplo?


Viajemos dos anos 80 para a atualidade.



Nos anos 80 toda a juventude revoltada com a situação da ditadura, se arriscava tentando protestar. Fosse por meio da música ou por meio de manifestações em praças públicas, sempre tentavam fazer com que sua voz fosse ouvida por todos. Ainda que o governo abafasse o grito logo em seguida, aquele som ficaria na cabeça de todos que ouviram, fazendo sentido e chamando para aquela causa que era defendida.




Que se dane?



Hoje, quando questionados sobre a política, jovens não têm uma posição crítica e nem se dizem interessados em entender o que se passa entre aqueles que definem o que acontece em seu país.




O senado na cova dos leões?...


Deveríamos jogá-los à cova dos leões, assim como fizeram com Daniel? Eles amanheceriam para dizer que as bocas dos leões foram fechadas por um Deus que os julgou inocentes? (Talvez se fosse o Deus ao qual Edir Macedo serve, poderiam tentar comprar o julgamento ou pedir que o processo fosse arquivado)




Mas o que quero dizer com esse longo e confuso texto (confuso como a situação do nosso país) é que tudo isso ocorre bem embaixo de nossos narizes, porque deixamos que acontecesse. Onde está o patriotismo que aparece para quem quiser ver na época da Copa do Mundo?





Como nós seremos o futuro da nação, como todos dizem a plenos pulmões, quando estamos seguindo exatamente o que querem de nós?


Querem que tenhamos indiferença pela política, que não tenhamos peito de contestar, que tenhamos desinteresse por toda a situação que vive nosso país e que entreguemos o futuro dos nossos futuros filhos a políticos que dizem estarem pouco se lixando para a opinião pública.


Não vamos deixar.


Nós devemos nos lixar para o que é feito lá.


Pois o lá se reflete aqui num piscar de olhos.




Ou será que essa geração pode mesmo ser chamada de geração placebo, podendo apenas esperar pelo declínio do Brasil e sentir saudades de gerações que fizeram de tudo para que o país fosse um lugar melhor de se viver?



(Não vale abaixo assinado no Orkut, ok?)

4 comentários:

  1. Grande texto!!!
    Parabéns!!!!!
    Eu assino embaixo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Achei o melhorrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Parabéns padrinho! Quero ser assim quando crescer ^^
    rsrs
    bjoss!

    A Lex

    ResponderExcluir
  3. Tomara que a censura nao volte ao pais

    apoiado meu quirido

    abração

    Goiaba

    ResponderExcluir